segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Foi Estácio de Sá quem fundou!

“É uma data histórica para o Rio, o estado e o país. Nada mais justo. Não vou enviar para Câmara de Vereadores, vou assinar decreto. A tomada do Alemão pelas forças do estado inaugura um novo momento para o Rio”, disse o Prefeito da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, no dia 28 de novembro de 2010.

Vamos dissecá-la!

“É uma data histórica para o Rio, o estado e o país”.

Uma conclusão extremada, carregada de exageros e descomedida passionalidade, para não dizer demagógica. Como pode uma autoridade, a maior do município, ter um raciocínio tão limitado?

Nenhuma pessoa ajuizada e honesta deixaria de reconhecer a Reação (os narcotraficantes vinham, ultimamente, afrontando o estado e aterrorizando os cidadãos como jamais o fizeram) do poder público no complexo de favelas do Alemão como absolutamente necessária e exitosa. E estas apoiaram - como nunca - seus policiais militares e civis e as Forças Armadas.

Mas, Senhor Prefeito, somente se o governo do estado do Rio de Janeiro originasse a Ação de enfrentamento à bandidagem, dando sequência a uma política de segurança que teria antes usado sua inteligência, poderíamos, aí sim, chamá-la histórica. Porém, não ultrapassaria os limites geográficos do estado, quiçá do próprio município.

“Nada mais justo. Não vou enviar para Câmara de Vereadores, vou assinar decreto”.

Nesta outra viagem, o Prefeito, numa fantasia de enredo de carnaval do valoroso Grêmio Recreativo Escola de Samba Estácio de Sá, traveste-se do próprio. Sem nunca ter expulsado um francês – nem alemão – quer Sua Excelência Refundar a cidade maravilhosa assinando um decreto. Nunca foi tão fácil. Pararia por aqui, mas seria pouco diante de tanto cinismo.

Lembrei-me de Bentinho, em Dom Casmurro, do genial Machado de Assis (perdão pela inclusão), que disse “conhecia-o de bonde e de chapéu”, cuja segunda parte traduz revernciar a outrem retirando e repondo o chapéu à cabeça. Diz-se que esta originou outra bem menos digna, qual seja, “reverência com o chapéu dos outros”, quando alguém toma dos outros para beneficiar-se. Quando usurpa de feito alheio, Eduardo Paes é o Bentinho às avessas.

“A tomada do Alemão pelas forças do estado inaugura um novo momento para o Rio”.

Diria ao alcaide que poderá, sim, ser inaugurado um novo momento, se cada uma das três esferas do Executivo cumprir com seu dever, ao invés de protagonizar ato irrelevante, inócuo, demente e desnecessário como o de Refundar uma cidade de 445 anos repleta de História, como pretende fazer o Prefeito da minha cidade, por delírio ou velada intenção.

22 comentários:

  1. concordo com você mania que está gente tem de tentar antever o que é história. e mais, quem costuma fazer isto geralmente paga um king-kong!

    ResponderExcluir
  2. Vamos ver quanto tempo vai durar essa data histórica. Só não rio porque o trauma é grande.

    ResponderExcluir
  3. Eu diria, parafraseando o Tio Rei, que momento histórico quem decide é a história né?
    Parece a história dos discursos do Obama, da posse do Obama, do Nobel do Obama… Tudo histórico, sem esperar o julgamento da história!
    Esses nossos políticos toomam arrogâncoa no café da manhã!

    ResponderExcluir
  4. Certíssimo. Ele já começou mal no dia da coletiva, no início das ações, com uma conversa eleitoreira, cansativa, demagógica, e podia ter ficado por ali... Mas essa foi demais, extrapolou o tolerável. Nota dez, amigo.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo artigo!
    Delírio e ilusionisto é só o que ví. Ficou nítido que houve acordo com os bandidos. Deram a eles tempo necessário para a retirada. (a tal rendição c armas na cabeça...)
    Isso inda vai virar enredo de escola de samba...Stanislaw Ponte Preta deve estar escrevendo outro samba do crioulo doido e Seu Cabral.
    Mais uma mentira goela abaixo.
    E vamos engolir sapo!

    ResponderExcluir
  6. Político demagogo e cara-de-pau "dá em árvore". Este senhor pretende capitalizar votos usando o feito alheio. É só mais um dos oportunistas, a exemplo de Lula, Dilma e Cabral, que só apareceram depois que as forças policiais e militares já tinham feito sua parte. Faria melhor se explicasse pq não existem presos e/ou os cadáveres dos traficantes que mandavam nas favelas retomadas pelo poder público. Ou será que o Cabral avisou os marginais?

    ResponderExcluir
  7. Bem escrito, de fato Eduardo Paes não tem crédito nenhum no sucesso dessa operação.
    Além disso nem se sabe a percentagem de maquiagem na forma com que esses fatos repentinos são veiculados pela imprensa.
    Estou acreditando e torcendo para que seja de fato o começo de uma nova fase.
    Vale conferir por exemplo como anda a apreensão de aparelhos de telefone celular em Bangu, as tais visitas íntimas, os bolos de aniversário...

    ResponderExcluir
  8. Show Pirotécnico de imagens e Atores travestidos de Heróis que há muito podiam ter refreado o Narcotráfico e protegido a população carioca tão amedrontada e indignada com a inoperância do poder público.
    Mais uma vez governos vendendo a imagem do Brasil das Mil Maravilhas e da Perfeição e que seu único objetivo é o Bem Estar Social.

    ResponderExcluir
  9. @mapi222 / Monica
    esse pessoal abusa dos 43 milhões – redescobre-se o Brasil em 2003, refunda-se o Rio de Janeiro em 2010...

    ResponderExcluir
  10. Pobre Estácio. Levou uma flechada envenenada prá deixa o legado e vem um Mané desses e quer a fama.

    ResponderExcluir
  11. Esse é mais um molequinho deslumbrado que não sabe mais o que fazer para agradar os chefetes Cabral e Lula.
    Vai morrer na praia o coitado!

    ResponderExcluir
  12. Gostei primo.. já tô longe do Rio há alguns anos, mas acompanho a situação de vocês.. e política pública tem que ter continuidade.. Ações pontuais são cinematográficas, mas só tem resultado se houver um trabalho bem feito a posteriore.. Vide invasão americana no Iraque..

    ResponderExcluir
  13. Pois é, amigo !!! Tempos de mediocridades e medíocres.
    No passado se fazia História com heroismo, hoje simplesmente cumprindo "obrigação de governante".
    Bad and Ugly....

    ResponderExcluir
  14. Se aproveita da boa fé do povo, iludindo-os.

    ResponderExcluir
  15. Sei que a situação Alemão. Agradeço as suas informações
    @meparraga

    ResponderExcluir
  16. Olá, Carlinhos!
    Parece ter virado 'moda' a REPAGINADA na história real e das tradições do nosso povo, seja ele nas órbitas federal, estadual ou municipal.
    Já viu como SEMPRE estamos MELHORES DO QUE NUNCA?
    Apesar disso, o ressurgimento do instinto VIOLENTO das pessoas está desenfreadamente ACELERADO.
    Resta nos policiar e, verdadeiramente, revelar - anós mesmos - a culpa que todos e cada um de nós tem para a realidade dos fatos atuais.
    Quanto tempo faz que tu não ouves a frase:
    "DESCULPE-ME. O ERRO FOI MEU. VOU CONSERTAR!"?
    Culpados são sempre os outros. Atualmente, os partidários [poucos reconheço como POLÍTICOS neste país] são os CONDENADOS da vez... Mas e o POVO que os elegeu e os escolheu pra representá-los?
    De quem é a maior culpa: DE QUEM PUXA O GATILHO ou DE QUEM COMPRA A ARMA E MANDA PUXAR?
    Rever nossos valores e nos responsabilizar pelas nossas escolhas, talvez - apenas, talvez - seja o melhor caminho pra CONSERTAR o que NINGUÉM QUER: A DESORDEM PÚBLICA!
    Desculpe-me pelo TRATADO... risos
    Beijos, amigo

    ResponderExcluir
  17. Sou carioca, e digo, infelizmente, por que, tenho vergonha do que ando vendo por aqui. Governantes que trabalham para pessoas da capital e para pessoas de cidades populosas e onde o IDH é extremamente baixo e só não se aproximam do zero (rs) por causa dos 'bolsas' e se... Pessoas essas que também ajudam a eleger o governador, os deputados federais, os senadores, o prefeito. E me admiro esse ter sido eleito, geralmente tem uma chance maior de ser alguém com o mínimo de visão política e social sem ser absurdamente populista. Quem é nosso prefeito? O que ele fez? De onde ele veio? Que tipo de conhecimento ou ideologia ele tem para nos oferecer? Como funcionária dessa cidade, sei que ele poderia fazer muito, existe muita gente boa e capaz na casa, para trabalhar para nossa cidade se tornar uma verdadeira maravilha!
    Marco histórico vai ser quando reconhecerem que é importante recompensar mensalmente com um salário descente aos professores,sejam eles do fundamental até ao superior, pq com educação se investe menos em saúde... Aos médicos e profissionais da área, e a todos os policiais. Com direito a punição descente nada de ser condescendente, e dedicação exclusiva desses profissionais. Será que fuunciona?

    ResponderExcluir
  18. Talvez ele desconheça a diferença entre ação e reação.
    Amadorismo político, alienação histórica e valores duvidosos...

    ResponderExcluir
  19. Essa visão lúcida da mediocridade do homem eleito para "guardar" as leis,reflete a superficialidade com que assuntos da ordem pública tão grave,sejam transformados em "bandeira exibicionista individual",colocando em segundo plano, a real situação desta Cidade Maravilhosa.Oportunidade para restabelecer a dignidade de uma população "refém" do narcotráfico,engessada por impunidade,corrupção,acordos e tudo a que temos assistido,e NÃO para REfundar uma cidade que pede apenas e tão somente que "cumpra-se a Lei".
    Absolutamente responsável e oportuno seu comentário, Carlos . PARABÉNS .
    Sandra

    ResponderExcluir
  20. Nossa preocupação agora é para onde os traficantes fugiram e o que será feito. Essa ação imediatista nada resolveu, apenas camuflou o problema.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  21. Para disfarçar a incompetência, destila um vergonhoso cinismo.
    Esse acordo com os traficantes vai sair caro para o Rio, o tempo vai dizer.
    De minha parte, não boto fé em nada que venha de governo petista ou aliado.
    Não vejo nenhuma luz no fim do túnel, infelizmente.
    Enquanto esse partido da bandidagem estiver no poder, o país está à mercê do narcotráfico.

    ResponderExcluir