sexta-feira, 7 de maio de 2010

Lula e a Time, a Verdade.

Achei muito estranha a notícia publicada pelo Globo e fui conferir a lista original da revista Time.
A imprensa brasileira, amestrada pelas verbas oficiais, adora aumentar as coisas a favor do Governo e desinformar. Veja abaixo a lista original da revista TIME, edição atual, com a votação completa. Como poderá ser visto, o Presidente do Iraque - Mousavi- teve votação superior à do Lula (6 vezes)... sem contar Bill Clinton, Elton John, Manmohan Singh (premier indiano) etc.
Na imprensa brasileira ele aparece em primeiro lugar, na revista está perto quadragésimo lugar.

Confira aqui: http://www.time.com/time/specials/packages/article/0,28804,1984685_1984713_1984669,00.html

A verdade, cedo ou tarde, aparece.

4 comentários:

  1. A quantidade de bobagens que circula na internet está se tornando assustadora, mas algumas ultrapassam o limite do ridículo. O pior é que alguns internauta, comportando-se como cavernas vazias, ecoam tudo que recebem, contribuindo de forma ativa para essa montanha de sujeira que está tomando a nossa rede.

    A pérola mais recente está sendo ecoada com dois títulos bem sugestivos:

    O EMBUSTE DA IMPRENSA COOPTADA e também como Mais uma mentira da mídia brasileira.

    O texto original vem assinado pelo Sr. "Prof. João Bosco - Administrador com MBA de negócios e finanças" e trata da recente eleição do presidente Lula como líder mais influente do mundo, em 2010.

    Em alguns trechos da pérola é dito que "A imprensa brasileira... adora aumentar as coisas a favor do Governo." e que (SIC) "até o Presidente do Iraque... teve uma votação seis vezes superior ao do Presidente brasileiro [que] , na revista está perto quadragésimo lugar."

    Para provar sua afirmação, o "Prof. João Bosco" apresenta o link de onde ele extraiu tamanha verdade:

    (http://www.time.com/time/specials/packages/article/0,28804,1984685_1984713_1984669,00.html), cuja tradução reproduzo abaixo:

    Redes Sociais - A índice de influência

    Se nós vivêssemos em um tipo de distopia (antiutopia) Orwelliana, nós poderíamos prender um nanobts ao cérebro de todas as pessoas e medir cientificamente o quanto um ser humano influencia os outros. Em quem confiamos? A quem devemos temer? Quais idéias moldam a nossa visão do mundo - percebemos isto, ou não?

    Felizmente, isso é pura ficção científica. Mas é cada vez mais fácil quantificar certos tipos de influência. Sites de relacionamento social, como Facebook e Twitter, por exemplo, podem fornecer algumas informações básicas sobre a importância da "marca" de uma pessoa. As medidas estão longe de ser perfeitas: elas tendem a premiar os jovens em vez do velho, artistas e animadores em vez de cientistas e pensadores. Lady Gaga tem quase tantos seguidores no Twitter como Barack Obama tem; ela é realmente tão influente? Provavelmente não. ...


    E por aí vai, mostrando as aberrações do estudo.

    Após apresentar a mesma lista de 100 pessoas mais influentes, com seus respectivos "fator de influência", vemos a fórmula utilizada para o cálculo:
    Formula for networking index = (Twitter followers) x 2 + (Facebook connections) divided by 2

    Ou seja, trata-se de uma fórmula para definir "o quanto cada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo são seguidas no Facebook e no Twitter".

    As aberrações do resultado são gritantes. Por exemplo: 25, dos 100 eleitos, apresentaram um "fator de influência" 0 (zero)

    O próprio Nat Silver, estudioso que fez a estatística, reconhece que não passa de uma medida de amplitude de "seguidores"

    (http://reputationonline.co.uk/2010/05/04/a-mixed-response-to-the-time-100-list/).

    Incrivelmente o Sr. "Prof. João Bosco - Administrador com MBA de negócios e finanças", que não deve ter se dado ao trabalho de ler todo o artigo, atabalhoadamente disparou seu email para seus contatos que, inocentemente, passaram a ecoar a asneira pela rede.

    Sua (dele) conclusão: "Na imprensa brasileira ele [Lula] aparece em primeiro lugar, na revista está perto quadragésimo lugar"

    E, não satisfeito, ainda escreve: "Como você pode ver, a verdade, cedo ou tarde, aparece"...

    Ele não faz idéia de como tem razão...

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Cotovelite

    A inclusão do presidente Lula entre as celebridades mais influentes do mundo pela revista Time levou a oposição às babas da loucura. Borbulharam volúpias de tristeza naqueles pobres coraçõezinhos. A fúria dos conservadores só não proporciona divertimento passageiro porque, sob suas caricaturas de mafiosos mordendo os chapéus, eles manipulam veneno antidemocrático pesado, que não deveria ser deixado à mão de crianças.
    O petista já recebeu galardões semelhantes do francês Le Monde e do espanhol El Pais. Seu sucesso internacional desagrada os adversários como qualquer iniciativa bem-sucedida do governo. Só que há um importante detalhe: quando o aplauso vem da esmagadora maioria dos brasileiros, as víboras podem lançar mão do velho discurso da ignorância do eleitor, da demagogia dos programas federais e assim vai. Mas como essas elites cosmopolitas explicariam a admiração dos seus “civilizados” painhos do Norte, justamente aqueles que a impertinência de Lula vem desafiando?
    Ai, que raiva.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, esta é a primeira e última postagem de comentário seu. Abro a excessão para não ser criticado, mas um anônimo não merece publicação.
    Guilherme, suas referências ao Le Monde e El Pais não qualificam o presidente, na medida em que se sabe dos pagamentos de Franklin Martins para tais elogios e premiações.
    Quanto à afirmação "painhos do Norte, justamente aqueles que a impertinência de Lula vem desafiando", não merece o menor crédito, pois é notória e pública a ligação do Lula com os painhos Sarney, Collor, Calheiros, Barbalho...

    ResponderExcluir